Já imaginou fazer um controle remoto em casa? De acordo com experimentos da Universidade de Warwick, do Reino Unido, isso será possível em breve. Os estudiosos desenvolveram um composto plástico que conduz eletricidade, o que permite a produção de dispositivos eletrônicos por meio de impressoras 3D.
A invenção permite a impressão de objetos com trilhas eletrônicas e sensores. Isso possibilita produzir dispositivos com áreas sensíveis ao toque, como botões, e que possam ser conectados a uma placa de circuito eletrônico simples. De acordo com o professor responsável pela pesquisa, Simon Leigh, a maior vantagem da tecnologia é a impressão de soquetes para conexão, isto é, dispositivos que permitam a interligação de eletrônicos. As partes efetivamente eletrônicas são, no entanto, inseridas depois.
A equipe construiu dois controles de videogame, nos modelos joystick e direcional. O próximo passo é realizar novos estudos e experimentos que permitam a impressão de estruturas mais complexas e de, até mesmo, alguns componentes eletrônicos, como fios e cabos.
Denominado de carbomorph, o novo plástico é composto por materiais simples e baratos, o que facilita uma possível venda doméstica do produto. Segundo o professor responsável pela pesquisa, essa tecnologia pode revolucionar, a longo prazo, a forma de produzir eletrônicos pessoais.
Impressoras 3D já são uma realidade
Impressoras que produzem objetos tridimensionais já estão disponíveis no mercado doméstico brasileiro, mas de forma ainda muito restrita. Por enquanto, o custo desses dispositivos ainda é elevado, ficando em torno de R$ 4 mil.
O processo de impressão em 3D funciona de forma lenta, podendo durar horas. Para realizá-lo é necessário, primeiramente, deter um software que produza imagens em terceira dimensão. Durante a montagem, a máquina emite aos poucos pequenas camadas de material, que vão se acumulando até que o objeto tome forma. Em geral, as impressoras são utilizadas para fazer protótipos, brinquedos, miniaturas e outros tipos de dispositivos que não detêm peças eletrônicas.